"Deus nos dê forças para seguir"

"Nzambi a tu bane nguzu mu kukeiela!"

quinta-feira, 25 de março de 2010

DIANDU

DIANDU
(Iniciação)

No culto do Candomblé de Angola o Nkisi geralmente demonstra o desejo de iniciação (feitura) através do ritual de bolação (transe bruto). A posição da pessoa bolada, permite que as energias sejam descarregadas no chão, ao mesmo tempo que receberá as energias telúricas.
O iniciado, também chamado de muzenza (aquele que levou kutunda ), ficará recluso alguns dias (que variam de 16 a 21, conforme sua raiz), num lugar chamado mbakisi (roncó), confiado aos cuidados da sua Mametu kusasa (mãe-criadeira) que o auxiliará e ensinará alguns dogmas e comportamentos durante todo período da iniciação, o qual juntamente com o iniciado, manterá resguardo neste período. Em um primeiro momento é feita a raspagem do cabelo, símbolo de submissão e humildade e preparo do alto da cabeça, a moleira astral, chacra principal do corpo humano para as obrigações principais. Neste período o iniciado tem como objetivo principal receber nguzu (axé), a qual será responsável, pelo seu aumento e manutenção, através da rígida observância, da sua conduta ritual.

Um comentário:

  1. Nsuku Kiambote - Boa noite.
    Venho elogiar seu blog, muito bacana divulgar a Cultura Bantu.
    Aproveito e venho agradecer, por ter postado mais uma matéria publicado no site de minha Inzo (Casa de santo), cujo link é:
    www.oxaguia.kit.net
    Apenas, peço para que o sr coloque a fonte de sua pesquisa.
    Grato
    Tata Obalumbi

    ResponderExcluir

O MUNDO DOS ORISÁS

O MUNDO DOS ORISÁS