KIBANE MUTUE
(bori)
O fato de dar comida a cabeça, visa levar para o interior da mesma a força mágica invisível geradora de energias vitais. A força que percorre a coluna vertebral levando as energias vitais aos corpos físico, astral e etérico, chama-se Tadalin.
O ritual denominado Kibane mutue tem por objetivo principal o fortalecimento da nossa mutue. Durante esse ato ritualístico não se faz necessária a presença físico-material do Nkisi regente aquele que está sendo submetido, pois esse ritual não é realizado com a finalidade de alimentar o Nkisi da pessoa, mas sim a Lemba dia Nganga e Mikaia, pai e mãe de todas as cabeças.
Nas cerimônias ritualísticas destinadas à alimentação da mutue são realizados cânticos, saudações e louvores, visando despertar o fluir de forças até então ocultas em nós, além de servir como súplica aquele que designa os caminhos do destino, isto é, o responsável pelo direcionamento da vida daquele que está sendo subjugado ao ato.
quinta-feira, 25 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nsuku Kiambote - Boa noite.
ResponderExcluirVenho elogiar seu blog, muito bacana divulgar a Cultura Bantu.
Aproveito e venho agradecer, por ter postado mais uma matéria publicado no site de minha Inzo (Casa de santo), cujo link é:
www.oxaguia.kit.net
Apenas, peço para que o sr coloque a fonte de sua pesquisa.
Grato
Tata Obalumbi