"Deus nos dê forças para seguir"

"Nzambi a tu bane nguzu mu kukeiela!"

quinta-feira, 25 de março de 2010

REVELANDO OS JINKIS

NKISI ESTÁTUA

Os Jinkisi (plural de Nkisi) são chamados também de figuras do poder, e são associados à idéia do fetiche porque são manifestações materiais de entidades espirituais. Os Jinkisi estátuas do poder são as forças mágicas encarnadas que influenciam a vida diária. Podem ser solicitadas pelo o adivinho, em rituais terapêuticos, ou para a proteção. No universo cultural do Congo, a morte e a doença não são coisas naturais e sim o resultado de práticas ocultas, voluntárias ou não. Por isso é sempre necessário identificar a fonte dessas práticas que perturbam a vida do homem. Neste sentido um Nkisi pode intervir devido ao seu poder de adivinhação. O Nkisi estátua não representa uma personalidade espiritual e sim fornece uma moradia para ele. Como objeto material, um Nkisi é invocado para executar um determinado dever que lhe foi atribuído durante a criação.

A função precisa de um Nkisi é determinada pelo “Nganga” que lhe dá força e ativa a estátua colocando cargas mágicas no estômago, na cabeça, nas costas, ou no sexo dela. Feitas com vários recipientes, as cargas contêm o poder real da estátua.
Um Nkisi está em contato com forças sobrenaturais, portanto tem de ser manipulado com precaução. O mau uso dessa força pode ser nefasto e pode virar contra o usuário. Qualquer um pode possuir um nkisi, mas somente o “Nganga” tem o poder o controlar ou ativar sua força.

Os elementos que compõem um Nkisi são colocados ali por razões específicas e são considerados “remédios” (bilongo).

Figura - Esta estátua é coberta por óleo (preparado pelo Nganga) e tem duas cargas mágicas: uma na cabeça e o outra no estômago. A carga no estômago é preparada com sementes pretas fechada por uma peça (tampinha) de vidro redondo e a cabeça é preparada com o óleo pelo Nganga.



NKISI DIVINDADE


As divindades cultuadas pela etnia bantu-brasileira são denominadas por: Mukixi (cujo plural é Akixi) em kimbundu, Nkisi (cujo plural é Jinkisi) em kikongo.

Nós cultuamos as seguintes divindades do panteão bantu:


Pambu Njila - divindade ligada aos caminhos

Nkosi (kikongo) Hoxi (kimbundu) - divindade ligada à guerra

Katende – divindade ligada as jinsaba (folhas)é ele que sabe todos os segredos das Jinsaba.

Muta Kalombo – deus da caça

Nzaze – divindade ligada ao raio

Vunji – Divindade que atua junto com Kisanga nos nascimentos das crianças

Hongolo – divindade ligada ao arco-íris. O arco-íris ligado aos movimentos de subida e descida das águas.

Hongolo Menha – parte feminina de Hongolo

Kavungo / Nsumbo – filho do rei de Ngola, Kitembu. Senhor da terra, tem caminhos com antepassados e une-se a eles para encaminhá-los. É o senhor da ráfia e das enfermidades.

Kitembu – foi um dos primeiros fundadores de clãs e um rei muito famoso. Rei da nação Ngola. Divindade ligada ao tempo e às mutações.

Teleku Mpensu – divindade que é filho de Ndanda Lunda Kibanza e de Ungunzu. Teleku Mpensu divindade pescador e caçador.

Ndanda Lunda – divindade nobilíssima de Lunda, mulher que tem título de nobreza.

Matamba – divindade ligada à guerra, ao fogo

Mikaia / Samba – divindade ligada ao mar e ao infinito

Nzumba - divindade que atua influenciando o eclipse do sol, da lua; é uma divindade antiga relacionada à astrologia. Senhora do roxo.

Lemba - é o deus da procriação, dependendo da região pode ser tratado como uma deusa também. Lemba foi o primeiro Nkisi criado por Nzambi.

Nzambi – Deus supremo, o criador de tudo.



Existem Jinkisi que variam de raiz para raiz (Ndanji) e estão ligados diretamente aos quatro elementos da natureza. Nós de Angola cultuamos diversos Jinkisi, mas muitos estão em extinção, tais como: Mukubuala (divindade ligada aos frutos); Nkita (delegado); Makita (divindade ligada à fúria); Mutanjinji (divindade feminina da caça); Nkondi (entre os Cabindas é uma divindade vingativa, mas entre os bavili é um nkisi público ele fica na entrada da cidade); Tuhemba (divindade fundamentada com o Uafu Zá-Kuíza “abiku”); entre muitas outras divindades que entraram em extinção.

Cada divindade tem sua saudação, sua louvação, sua kizomba (festa) e vestimentas, entre outras coisas. As divindades estão em nossa cultura, em nossas mimbu (cantigas), rezas e culto. Cada pessoa tem uma divindade, e cada uma sabe qual é sua divindade por meio do sacerdote (Tat’etu) ou sacerdotisa (Mam’etu) que consultam o Ngombo (jogo de adivinhação da cultura Bantu). Uma das formas da pessoa ficar mais próxima do Mukixi / Nkisi é após a iniciação (feitura / recolhimento), que procede de muitos fundamentos e rituais. Assim a pessoa fica mais perto da divindade, pois estabelece um elo com Ela e com a sua religião.

Kitembu é a divindade, o patrono, o rei da Mbutu Ngola (nação Angola), e está presente em todos os momentos de nossa vida, pois é quem comanda o tempo. Diversas casas de Candomblé de Angola têm a árvore de Kitembu. Foi ele que dividiu as tarefas e as funções para cada Mukixi / Nkisi.

Mukixi/nkisi é uma palavra presente em inúmeras línguas bantu para designar uma energia, um espírito, ou um objeto dotado de uma força ativa e transformadora. Por isso é confundido com “fetiche”. Daí, um de seus significados na África: “medicamento”. No Brasil, a palavra derivada nkisi/mukixi designa o nome genérico das divindades do Candomblé Bantu ou de Angola que correspondem ao termo “Orisá” do Candomblé Nagô. Orisá - ori = cabeça, sá = guardião; orisá = guardião da cabeça, termo usado na cultura Iorubana. Vodum - termo usado na cultura Jêje.

2 comentários:

  1. Nsuku Kiambote - Boa noite.
    Venho elogiar seu blog, muito bacana divulgar a Cultura Bantu.
    Aproveito e venho agradecer, por ter postado uma matéria de minha autoria, pois a matéria Revelando os Jinkisi, eu escrevi e publiquei no site de minha Inzo (Casa de santo), cujo link é:
    www.oxaguia.kit.net
    Apenas, peço para que o sr coloque a fonte de sua pesquisa.
    Grato
    Tata Obalumbi

    ResponderExcluir
  2. Amigo, inclusive além de sair no site de minha roça eu também publiquei na Revista Orixas.
    Por favor, coloque as fontes das matérias...
    Grato

    ResponderExcluir

O MUNDO DOS ORISÁS

O MUNDO DOS ORISÁS